Lançamento do Livro
Príncipe Albert II do Mónaco
Relato da visita a Ponta Delgada – Açores
Convento de Belém – Ponta Delgada
Agradeço a presença de todos. Sejam bem-vindos. Tenho o maior gosto em os receber e é com prazer que me associo à apresentação do livro do Dr. José de Almeida Mello relativo à visita do Príncipe Albert II do Mónaco aos Açores. Agradeço ao Dr. José de Almeida Mello e à Editora Letras Lavadas o terem escolhido este Convento, residência oficial do Representante da República em Ponta Delgada para o lançamento do livro.
A vinda do Príncipe Albert II do Mónaco é um acontecimento importante que atesta uma relação histórica extremamente significativa entre o Mónaco e os Açores e que revela a amizade e simpatia que o Príncipe Albert II dedica à nossa Região na esteia dos seus antecessores e em especial do Príncipe Alberto I.
Alberto I dedicou a sua vida à pesquisa e estudo dos oceanos, à investigação científica do mar profundo, à interação entre os oceanos e a atmosfera, ao estudo da fauna marítima.
Foi um pioneiro em matérias como a conservação dos oceanos e a criação de áreas marinhas protegidas.
Fundou o Instituto Oceanográfico em Paris, a Fundação Albert I, o Museu Oceanográfico do Mónaco, um famoso Aquário, uma biblioteca de referência em oceanografia, bem como diversos laboratórios.
Realizou diversas expedições aos Açores e ao mar adjacente.
A ele se deve a descoberta do grande banco Princess Alice (nome da esposa), a sul da Ilha do Pico, e a fossa Hirondelle com cerca de 3 mil metros de profundidade no mar dos Açores.
A ele se devem também as mais antigas fotografias do Corvo.
Foi um grande amigo de Portugal e dos Açores.
Tudo isto está registado e patente no Museu Carlos Machado.
Albert II veio agora assinalar e comemorar o centenário da morte do seu trisavô, manifestando a sua vontade de dar continuidade à relação privilegiada do Mónaco com os Açores e ao trabalho conjunto no domínio da oceanografia e proteção dos oceanos. Estas são áreas de interesse fundamental para a Região. O passado e o futuro dos Açores encontram-se ligados de forma incontornável ao mar.
É importante que fiquem registadas para referência futura os pormenores desta visita e o espírito em que ela foi realizada. E é importante que esta relação se mantenha e seja reforçada.
A obra de José de Almeida Mello, de primorosa qualidade, serve esse propósito e devemos todos estar gratos ao seu autor, que mais uma vez presta à Região um serviço de grande relevância.
É um livro que todos gostarão certamente de possuir, para lhes recordar um momento alto da História contemporânea dos Açores, que nos orgulha a todos.
Dr. Mello, o meu muito obrigado e mais uma vez obrigada a todos pela vossa presença.
Ponta Delgada, 17 de maio de 2023
Pedro Catarino